Calma!
Vamos começar esse texto lembrando aquilo que vocês já ouviram várias vezes: que todo cacto (e eufórbia) é uma suculenta mas nem toda suculenta é um cacto (ou eufórbia). Então, como é isso?
Bom, suculentas são espécies de plantas capazes de armazenar água em seus troncos, raizes ou folhas, característica que as protege em climas áridos, ou seja, ambientes que têm pouca água disponível. Então, por esse motivo, os cactos são incluídos nessa categoria de plantas.
Bom, e essas eufórbias?
Euphorbiaceae e Cactaceae são famílias botânicas e muitas plantas dessas famílias parecem até gêmeas! (Rs) Mas então, vamos às diferenças, de uma forma bem simplificada, claro.
- A primeira delas é que os espinhos dos cactos nascem de aréolas já os das eufórbias nascem diretamente do caule.
Melocactus sp.
Euphorbia grandialata
- As flores dos cactos possuem muito mais pétalas e tem coloração vistosa, independente de seu tamanho, já as das eufórbias são bem mais simplificadas.
Euphorbia obesa
- E por ultimo, as eufórbias, diferentemente do cactos, liberam uma seiva leitosa quando danificada – e que, por sinal, é tóxica. Os cactos liberam um líquido aquoso.
Essas são apenas curiosidades e se Taxonomia não é o seu forte, o que importa é que tanto os cactos quanto as eufórbias que parecem ser cactos são suculentas (como explicamos no começo do texto) incríveis e possuem cuidados parecidos, e gostam de bastante claridade e pouca água!
Abraços espetados e floridos,
Natália e Andre
Nenhum comentário:
Postar um comentário