No post anterior falamos brevemente das cerâmicas de Icoaraci. Mas de onde vieram essas ideias e conceitos utilizados pelos ceramistas de Icoaraci? Onde viviam essas etnias? Quem fazia essas cerâmicas, onde, como? Muitas dessas perguntas são frequentemente dirigidas a nós pelos seguidores da olá, Cactos! e antes de seguirmos na nossa série de posts sobre Icoaraci, vamos mostrar pra vocês uma das nossas fontes.
Até recentemente muitas respostas às perguntas acima estavam restritas aos artigos científicos. Porém, entre 03 e 07 de novembro de 2014 o Museu Paraense Emílio Goeldi realizou a Oficina Internacional “Cerâmicas arqueológicas da Amazônia: rumo a uma nova síntese” organizado pelas pesquisadoras pesquisadoras Helena Lima, Cristiana Barreto e Carla Betancourt com o objetivo de reconstruir a enorme diversidade de ocupações humanas da região amazônica. A oficina contou com a presença de mais de 40 pesquisadores de diversos países, e para vocês terem uma ideia do volume que foi discutido e o que ela significou, incluímos a programação do evento abaixo:
A partir da Oficina, os resultados foram organizados e publicados no livro homônimo “Cerâmicas arqueológicas da Amazônia: rumo a uma nova síntese” de 668 páginas, que foi lançado no dia 30 de maio de 2016 durante a Feira Pan-Amazônica do Livro (foto abaixo). De acordo com a descrição o livro apresenta "um panorama ilustrado das pesquisas arqueológicas sobre cerâmicas da bacia amazônica, desde o Marajó, na foz do Amazonas, até as terras baixas do Equador e Bolívia, passando pelas cerâmicas das Guianas, no norte amazônico, e pelas peças do alto Xingu, ao sul". Nele, estão descritos, até onde sabemos os processos, os significados, a história e tudo mais que a gente quiser saber sobre a cerâmica amazônida e sua história.
Quer saber onde comprar o livro? O livro está disponível na Livraria do nosso querido Museu Paraense Emílio Goeldi que fica no Parque Zoobotânico (Avenida Magalhães Barata, 376. CEP 66040-170 - Belém - Pará – Brasil, Contato: Fone/Fax: (91) 3219-1252 / E-mail: livraria@museu-goeldi.br).
Abraços floridos e espetados,
Andre e Natália
Nenhum comentário:
Postar um comentário